Projeto Pais com a Ciência

Com este projeto pretende-se possibilitar a todos os alunos do agrupamento de escolas de Miranda do Douro, do ensino pré-escolar ao 9º ano, o contacto com locais e situações diferentes daqueles em que vivem; possibilitar o contacto com cientistas. Dar a conhecer à comunidade escolar alguns Centros de Ciência Viva. Desta forma pretende-se facultar uma aprendizagem contextualizada, bem como levar ao reconhecimento da relação existente entre os conhecimentos apreendidos no ensino formal e a vida quotidiana.

Este projeto é financiado pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica.


O Desenvolvimento do Projecto

O projeto "Pais com a Ciência" previa, aquando da fase de candidatura, um conjunto de atividades, a desenvolover durante o ano letivo 2012/2013 e o ano letivo 2013/2014 que iriam abranger cerca de 462 alunos.

Uma vez que o montante aprovado não permitia desenvolver todas as atividades propostas realizaram-se as seguintes: Planetário portátil, os  mini lab e as mini oficinas do Visiunarium e visita ao Centro de Ciência Viva de Bragança.

No ano letivo 2012/2013 realizaram-se 16 sessões do Planetário Portátil nas escolas do agrupamento e abrangeram cerca de 419 alunos entre o pré-escolar e o 9º ano.

As sessões do Planetário foram diferentes consoante o nivel de ensino dos alunos. Com os alunos do 1º e 2º ciclo foram abordados na sessão temas como

o que é a astronomia?, a astronomia na antiguidade, a mitologia grega e a sua relação com o céu, identificação da estrela polar e pontos cardeais e colaterais, rotação aparente da esfera celeste, as cores e fases de estrelas e sua idade, o movimento da Lua e suas fases, Eclipses: solares e lunares, identificação de planetas visíveis a olho nu, a translação terrestre e o movimento aparente do Sol, relação entre as Estações do ano e a translação da Terra, as constelações do zodíaco.

No 3º ciclo, inspiradas no programa de físico-química do 7º ano de escolaridade, assessões foram mais além à procura de medir, quantificar, e entender cientificamente a origem, a evolução, a composição e a vastidão do nosso Universo. Abordaram-se temas como: entender o movimento de rotação da Terra a partir da observação da rotação aparente da esfera celeste, identificar a estrela polar e medir a latitude no hemisfério norte, o tempo e distância em astronomia: a unidade astronómica, ano-luz e parsec, escalas do universo, as fases da Lua: eclipses e marés, constituintes do Sistema Solar, movimentos aparentes dos planetas e suas órbitas, a translação terrestre e consequências no céu nocturno, as constelações do zodíaco e seu significado astronómico, as estrelas: Magnitude, Massa, Dimensões.Cores e relação com a temperatura superficial, tipos de estrelas: anãs, gigantes, supergigantes, etc, ciclo de vida das estrelas: nascimento, evolução e morte, identificação da Via Láctea e galáxia de Andrómeda, a ecliptíca e o equador celeste, medição da altura do sol ao longo do ano, determinação das estações do ano: equinócios e solstícios, a gravidade: Kepler e Newton, o Céu Profundo: o grupo local aglomerados, nebulosas, etc, o Universo: origem e evolução. O Big Bang.

No ano letivo 2013/2014 realizaram-se 18 mini lab / mini oficina do visiunarium que abrangeram cerca de 346 alunos entre o 3º e 4º ano do 1º ciclo e o 9º ano. As atividade desenvolvidas foram:

Mini Lab – Curiosidades do Mundo Vegetal – 79 alunos do 1º ciclo

Nas sessões de mini lab os aliunos prepararam um meio de germinação de semenstes, e utilizando técnicas de extração obtiveram pigmentos e essencias vegetais para a produção de tintas e de perfumes naturais.

Mini Oficina – A Luz e as Cores – 92 alunos do 2º ciclo

Com o objetivo de compreender o mecanismo de reflexão da luz nesta mini oficina os alunos construiram um caleidoscópio com utilização de materiais simples. Utilizaram diferentes filtros coloridos para testar o seu efeito na cor de diferentes objetos.

Mini Lab Antioxidantes Alimentares -  175 alunos do 3º ciclo

Neste mini labo os alunos poderam testar o poder antioxidante de alguns alimentos, procederam à quantificação do poder antioxidante de diferentes alimentos ricos em antioxidantescomo o B-caroteno, o licopeno e a vitamina C.

Ainda no ano letivo de 2013/2014 os alunos do 1º, 2º e 3º ano, num total de 109 alunos , foram visitar o Centro de Ciência Viva de Bragança onde visitaram as exposições interativas e a Casa da Seda.

Este projeto foi financiado pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica.

Veja as fotos das atividades na nossa galeria de fotos.